E a mídia facilita a pirataria. Sites da web são veículos extremamente velozes de notícias... Bem como de levantamentos, pesquisas, rumores e relatos. O canal YouTube é um dos melhores exemplos dessa agilidade através da transmissão de vazamentos na forma de clipes. Não é raro conferir páginas de vídeos que foram excluídos do canal por exigência das companhias responsáveis pelos produtos apresentados.
Quer um exemplo nos games? A jogabilidade de Call of Duty: Modern Warfare 2 foi exibida antes do previsto em agosto de 2009. Um usuário do YouTube resolveu mostrar vídeos retirados de uma convenção fechada em Las Vegas e, desde então, milhares de pessoas ficaram sabendo que favelas e até mesmo o Cristo Redentor apareceriam no tão aguardado FPS — tiroteios em perspectiva de primeira pessoa — da Activision.
Aconteceu o mesmo com Sonic the Hedgehog 4: Episode 1. No último mês de maio, cenas da jogabilidade referentes à seção Mad Gear Zone: Act 2 foram divulgadas no canal, mas pouco depois desapareceram “devido à reivindicação dos direitos autorais da SEGA of America”.
Fóruns online são capazes de gerar um impacto ainda mais impressionante. O NeoGAF (na área Gaming Discussion) é uma excelente fonte de informações quentes, muitas vezes divulgadas antes da vontade das grandes distribuidoras. Achou, escreveu, espalhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
QUANDO SAIR APAGUE A LUZ.